Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

OrganizaTE in Trio

Um blog para a partilha de dicas relativamente à organização de Casa, Tempo e Finanças e como isso pode contribuir para a nossa felicidade!

Investir em Ações/ETF's - OrganizaTE in Finanças

Olá gente organizada!

Este e o tema de amanhã foram as áreas de investimento que menos sabia...ou nada de todo! Vá...muito pouco...ações e bolsa de valores já se ouviu falar...mas ETF's?!

13107203.jpeg

Após pesquisas descobri que precisava de um Corretora ou através do Banco - aqui as páginas inspiradoras Contas Poupança , A Tio Patinhas e Finanças com Ella

Através da APP bancária percebi que não tinha acesso a este mundo da bolsa e ETF´s efundos de investimento. Tive mesmo de ir ao banco preencher um questionário, traçarmos o meu perfil de investidora para desbloquearam poder comprar e vender. Acabamos por não fazer nada com isto pois encontrámos na Degiro o que pretendíamos. 

Ações - o que são?

"De forma clara e simples, ações são uma participação na propriedade de uma empresa. Ações representam um direito sobre os ativos e lucros da empresa. Na medida em que você adquire mais ações, sua participação acionária na empresa torna-se maior."

Fonte: https://www.tororadar.com.br/investimento/bovespa/o-que-e-uma-acao

Aqui não posso escrever muito...as únicas que investimos são no trabalho. Uma vez por ano os colaboradores transforma-se em acionistas e compram a sua parte. A venda pode ser feita respeitando vários critérios, como por exemplo ao fim de 5 anos. a rentabilidade média dos últimos 5 anos da minha empresa foi de 10% o que consideramos muitooooo bom.

 

ETF'S - O que são?!

"Os ETF's são fundos de investimento cotados em mercado regulamentado, ou sistema de negociação multilateral, com possibilidade de negociação intra-diária, cuja estratégia consiste em reproduzir ou acompanhar o desempenho de um índice de referência. Os índices de referência podem ser constituídos por acções, matérias-primas, taxas de câmbio ou taxas de juro. 
Para complementar a nossa oferta de fundos de investimento, oferecemos uma selecção alargada de fundos de investimento cotados em bolsa, mais conhecidos por ETF's (Exchange Traded Funds). 

 

VANTAGENS

Maior Liquidez comparativamente aos fundos de investimento tradicionais;

No caso dos "ETF's índice", baixo tracking error ou desvio de indexação, resultado de uma elevada correlação entre a rendibilidade do ETF e a do respectivo índice de referência;

Trading intra-day: sendo transaccionáveis em bolsa, os ETF's permitem a realização de compras e vendas na mesma sessão;

Gestão e implementação de estratégias sectoriais, através dos inúmeros ETF's sectoriais existentes;

Redução dos custos de transacção. Para pequenos montantes, o investimento através de ETF's acarreta menores custos de transacção comparativamente com o investimento num cabaz de várias acções. Com efeito, devido à existência de custos de transacção mínimos, para determinados montantes, o investimento através de ETF's pode revelar-se mais vantajoso."

Fonte: https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/titulos/etf/saiba-mais

 

Ou seja, percebemos que os ETF's são conjuntos de acções, com obrigações e outras coisas mais, diminuindo o risco de investimento que por exemplo investir numa só empresa tem.

 

Na Degiro tive de responder, igualmente ao banco, a um questionário de 18 perguntas e garantir assim um conhecimento minimo do mercado financeiro que a corretora representa.

 

Percebi que em termos de comissões idealmente, temos de comprar na mesma bolsa...quando comprei por exemplo o primeiro ETF nem reparei na bolsa...fui parar à holandesa (coincidência ou não a origem da DEGIRO). Isto para dizer que quando reforço este ETF (estamos a tentar numa base mensal) fazemos na mesma bolsa de valores. Estamos de olho num segundo  (e terceiro) ETF e também na mesma bolsa para evitar custos de estarmos a transacionar em diferentes bolsas. Ahhh e preferência na mesma moeda!

Há uma lista de ETF's gratuitos por mês, pelo que como é obvio escolhemos desses  e seguimos algumas indicações dos canais acima referidos e do grupo de facebook Financial Independence Portugal - FIRE.

Escolher o ETF...o melhor é pesquisarem tambem, verem videos para tentarem perceber a lógica. Eu vejo no site Just ETF e Morning Star.

O ETF que temos para longo prazo, pois os dividendos dele são acumulativos (Acc) e podemos usufruir do juro composto:

iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) - ISIN IE00B4L5Y983

Com uma rentabilidade de 30% em 2019 fez logo plim plim nas nossas cabeças, mas este ano está a menos -2.1%!

A composição dele para terem uma ideia do que vejo:

11.png

 

De baixo de olho com intuito de comprar e vender em mais curto prazo (5 anos):

iShares MSCI Brazil UCITS ETF (Dist) - ISIN IE00B0M63516

iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Dist) - ISIN IE0031442068

Este têm distribuiçao de dividendos a cada 3 meses e antes do Covid estavam consistentes e sempre a subir! Imaginar dinheiro a cair na conta, sem fazer grande coisa não é o sonhos de todos?!

 

Bem fico por aqui...isto é um mundo de informação e pretendo só deixar uma ideia. Os canais que falei acima têm vários vídeos sobre o assunto e com os quais tenho aprendido a movimentar neste mercado. De alertar que aqui o capital é de risco! Por isso vamos em pézinhos de lã...e a pensar...porque não nos ensinam isto nas escolassssss!

 

Amanhã novamente post sobre investimento! Vais ficar?!

 

Se me quiseres "pagar um café" e contribuir para o crescimento deste blog - Aqui