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OrganizaTE in Trio

Um blog para a partilha de dicas relativamente à organização de Casa, Tempo e Finanças e como isso pode contribuir para a nossa felicidade!

Pay Check-list - OrganizaTE in Finanças

Olá gente organizada! 

 
Hoje apresento-vos uma "pay check-list" , adaptada da norte americana - the budget mom.
 
Para ti que queres organizar as tuas finanças e não sabes por onde começar... Se não compraste um livro chamado kakebo (vê mais no post do blog aqui) podes usar esta forma num excel ou caderno. 

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Organizar as finanças começa por compreender para onde vai o teu dinheiro por isso tens de apontar seja lá onde for Tim Tim por Tim ou € por €! Tudo o que entra e tudo o que sai €!!! 
 
Começa por definir quem trata das finanças lá em casa... Sozinha(o), em casal, em família.... e em que dia. Em Portugal temos por hábito receber no fim do mês ou até dia 8 de cada mês! Portanto escolhe o melhor dia para ti e depois vais só monitorizando os teus gastos!
 
Esta é a que eu uso em excel já com fórmulas e porque não temos dívidas. 
Caso tenhas podes criar uma área para as mesmas separada, ou colocar na tabela como uma despesa... Envelope mensal... E vais pagando a dívida ou juntando até teres o montante total. 
 
Vais melhorando a cada mês que passa...
Começar a perguntar se precisas ou queres?! E consoante a resposta decides se compras... Se podes comprar! 
 
Explicando a miúde:
 
Rendimentos - salários, ticket refeição, abono, vendas, hobbies, ... 
 

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Despesas - todas em débito direto que são quase sempre as mesmas e em modo automático

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Envelopes mensais - aqui tens de criar categorias se tens problemas em gerir dinheiro o meu conselho é levantar € e criar envelopes com o orçamento definido para cada categoria. 
Comida, beleza, lazer, educação, gasolina, outros, férias,... 
 
Se não tens dificuldades em gerir, o dinheiro pode manter-se no banco e podes definir um orçamento para cada categoria e controlar o que gastas vs o que propões! 

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Poupanças - seja numa conta bancária, seja num envelope em dinheiro... Aqui a ideia é fazeres uma poupança do que entendes e pagares -te do orçamento mensal... Basicamente seguir a regra "Paga-te primeiro "... Para fundo de emergência, um carro, casa, universidade, viagem... O que seja que tu queres, então faz! E faz logo quando estás a projetar o teu orçamento... 

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Outras categorias:

Dívidas - se as tens é uma chatice! Vais ter de as pagar portanto tem de estar no teu pay check list. Vais pagando por mês, vais juntando para depois liquidar tudo? Isso é o que tens de definir... 

 
Extra poupança - aqui basicamente pões o que te sobrar se ainda sobrar, minha sugestão que seja o dinheiro quenão te faz falta e investes (acções, PPR, certificados...)
 
A ideia é chegar ao fim do orçamento a Zeros €... Pois já está tudo contemplado então não há mal de chegar a zero! 
 
Que te parece? Bastante organizado não? 1h por mês para estabeleceres as tuas metas e 30 dias para as cumprir 😁
 
Deixo aqui o meu exemplo de julho, mês de aniversário para mim e de subsidios de férias só para ficares com uma ideia de como preencho consoante aquilo que já sabia que ia acontecer:

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Se quiseres ver em vídeo!

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