Porque descobri a batata-doce...
"A batata-doce é uma raiz.
Numa planta a raiz é um sistema central por onde flui toda a vitalidade e diferentes propriedades terapêuticas de uma planta assim como imensos nutrientes.
Apenas esta característica é altamente diferenciadora em relação à batata-inglesa (batata-comum) que é um tubérculo. Um tubérculo é um órgão que serve à planta como uma reserva adicional de energia, uma espécie de depósito ou apêndice (em geral com amido e insulina).
Como é comum na época de Outono, a energia desce e enraíza-se sendo a época em que as raízes assumem uma forma mais alongada por influência desse movimento descendente e concentrador do Qi.
No caso da batata-doce a época principal vai de Outubro a Novembro, sendo a altura ideal para a consumir, obtendo na altura certa a qualidade energética para nos harmonizar com esta estação e a seguinte.
De todos os vegetais e frutas típicos portugueses está no Top10 dos mais ricos em fibra, nas vitaminas A, E, B3, B5 e nos sais minerais potássio, magnésio, zinco, iodo e cobre.
Está também no Top dos alimentos que mais saciam o desejo de doce, fornecendo um açúcar de melhor qualidade para estabilizar os picos de glicemia. È também especialmente recomendada durante os períodos da gravidez.
Considerada um super-alimento e escolhida pela NASA para missões espaciais pela riqueza nutricional.
Diferentes estudos apontam propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias e anti-cancerígenas devido a uma proteína especial que contém.
Ao contrário da batata-inglesa que contribui para o desenvolvimento de artrites pelo seu consumo continuado, a batata-doce realiza o contrário, prevenindo contra a artrite.
Portanto de Outubro a Novembro, truca de papar batata-doce como se não houvesse amanhã."
(do facebook --- https://www.facebook.com/Macrobiotices/
temos a branca:
a amarela:
e a roxa:
.
Por casa a semana passada foi a roxa com bacalhau assado.
Esta semana foi a amarela (e um resto da roxa) com medalhoes de pescada assados.