Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

OrganizaTE in Trio

Um blog para a partilha de dicas relativamente à organização de Casa, Tempo e Finanças e como isso pode contribuir para a nossa felicidade!

Prioridade nas Tarefas - OrganizaTE in Tempo

Olá gente organizada!

Hoje escrevo-vos sobre definir prioridade nas tarefas.

Já falei aqui da To Do List (podes ler mais aqui), que basicamente por semana ou por mês "retirar" da cabeça e apontar num papel/agenda/calendário físico ou virtual, as coisas/tarefas que temos por fazer! E nessa To Do List podes usar este conceito que apresento hoje de como definir as prioridades dessas tarefas.

prioridades.jpg

 

IMPORTANTE E URGENTE:

"São todas as tarefas que vão te trazer algum tipo de prejuízo ou desvantagem se não forem feitas logo. São as tarefas atreladas a prazos (estabelecidos pelos outros ou por você mesmo) ou que podem comprometer o trabalho ou a vida de outra pessoa. "

IMPORTANTE E NÃO URGENTE:

"São aquelas que você gostaria muito de fazer e que vão ter um impacto positivo na sua vida, mas que podem esperar. Visitar amigos, ver um filme no cinema, aprender uma língua, viajar, fazer um check up médico, melhorar a alimentação, comprar um novo guarda-roupa, etc."

NÃO IMPORTANTE, URGENTE:

"São aquelas que você não faria se pudesse - mas que precisam ser feitas. Fazer compras no mercado, ligar para um serviço de telefonia para contestar o valor da conta, cozinhar, limpar a casa, levar o carro para fazer vistoria são exemplos comuns de tarefas triviais, mas importantes. Qualquer coisa que vai te trazer prejuízo se não for feita rapidamente e que você não gosta muito de fazer se encaixa nesse quadrante."

NÃO IMPORTANTE, NÃO URGENTE:

"São as tarefas que não tem valor para você. Elas são o completo oposto das coisas importantes. Você não daria por falta e nem sentiria saudades delas. Elas passam em branco pela vida, entram por uma porta e saem pela outra. Não deixam nenhum legado, nenhum sentimento positivo e nenhum tipo de lucro.

Boa parte do nosso tempo jogado fora vem dessa aérea: ver todos os noticiários possíveis, dormir além do necessário todos os dias, ficar acordado até tarde checando redes sociais, ler o seu feed de Facebook três vezes por dias e responder a todos os email da sua caixa de entrada assim que eles chegam são alguns exemplos de tarefas triviais e secundárias."

Retirado dos sites: https://www.euorganizado.com/blog/administracao-do-tempo e https://www.elirodrigues.com/2015/06/20/como-priorizar-atividades-em-7-etapas/

Esta matriz tem um nome pomposo - Matriz de Eisenhower,  criada pelo 34º presidente dos EUA, uma ferramenta utilizada para priorizar tarefas e orientar os processos de tomada de decisão. Podes usar na tua vida pessoal e profissional, usando em forma de código numérico.. por cores, pintando as linhas... ou mesmo neste formato/gráfico, o que for mais apelativo e eficiente para ti!

 

Que te parece? Ajuda a organizar os pensamentos, as ideias e as tarefas não?

1 comentário

Comentar post